terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Substituto do petróleo

Hidrogénio é uma solução que pretende substituir a gasolina e o gasóleo, deixando assim o mercado automóvel de estar dependente do petróleo.
As duas marcas que estão a impulsionar as células de combustível (fuel cells) no mundo automóvel são, curiosamente, ambas alemãs. A BMW e a Mercedes são os únicos fabricantes automóveis com soluções fiáveis e realistas. Enquanto que a BMW apresenta as soluções mais rentáveis a Mercedes está já a por à prova os seus automóveis a células de combustível, estando inclusivé em Portugal alguns autocarros Mercedes Citaro a células de combustível a circular no Porto. Além de autocarros algumas empresas em Berlim estão a usar Mercedes Classe A para as suas deslocações dentro da cidade e a UPS tem disponível algumas carrinhas Mercedes Sprinter.

Ao contrário do petróleo o hidrogénio pode ser produzido em quantidades ilimitadas. Hoje em dia o hidrogénio ainda é adquirido do gás natural onde o dióxido de carbono é separado e liberto para a atmosfera gerando assim poluição, embora menor que as emissões dos automóveis a gasolina. No entanto no futuro, com a massificação das células de combustível e o seu preço de produção mais baixo as células de combustível passam a poder ser produzidas de fontes de energias renováveis como a água. Utilizando a energia solar podemos gerar energia suficiente para separar o hidrogénio e o oxigénio da água. Assim toda a energia é transferida para o hidrogénio, ficando assim a ser apenas um transporte de energia e não uma fonte de energia. A combustão é efectuada usando o oxigénio e o hidrogénio e este processo gera a energia necessária para o motor. Desta combustão sobra um produto, água, que é libertado através do tubo de escape em forma de vapor, entrando assim para o ciclo da água através da evaporação, formando as nuvens que dão origem à precipitação.

Sem comentários: