terça-feira, 23 de outubro de 2007

Energias renováveis um bem inesgotável!

O vento, bem como o Sol, a chuva e as ondas, existem em abundância no nosso País são inesgotáveis e há milhões de anos que não têm custo o que se manterá durante mais uns milhões de anos.
Comportamento diverso têm os combustíveis fósseis, pois além de serem limitados, duram muito menos que os recursos naturais, além de custarem sempre muito mais que aqueles recursos naturais. Não é só no que toca aos custos directos mas também aos indirectos, como são as alterações climáticas provocadas pelos gases com efeito de estufa provenientes da queima daqueles combustíveis.
Segundo os dados publicados pela Direcção Geral de Energia e Geologia os preços em dólares dos principais combustíveis fósseis subiram em média, entre 2000 e 2006, 15% o petróleo bruto, 11% o carvão e 10% o gás natural.
Considerando o custo do kWh de electricidade ao longo do ciclo de vida de qualquer centro produtor, constata-se que os que usam os recursos naturais - em especial os mais usados em Portugal: as centrais hídricas e parques eólicos - serão sempre mais baratos que as centrais térmicas que queimam combustíveis fósseis.

5 comentários:

Anónimo disse...

um blog bastante interessante de facto e que pode elucidar e matar muitas cuiosidades!!

Anónimo disse...

eu gostaria de saber maais sobre as energias renovaveis/alternativas visto que oiço falar disso todos os dias em todos os lados( telejornais, rádios... etc) mas n consigo perceber muito bem.
é assim, até sei o que é mas n sei quais sao utilizadas no nosso país, quais sao as que dão mais lucros e em quais é que mais s investe.
espero que tirem as minhas dúvidas.
BOA SORTE

Anónimo disse...

na arquitectura tambem se opta por utilizar energias renovaveis (arquitectura sustentavel),e um parametro tambem importante a destacar, visto que hoje em dia a nossa construcao e excessiva e pouco pensada no ambiente. Ha varias alternativas na projeccao de edificios (como uso de palas se sombreamento em janelas, metodo de circulacao do ar,aproveitamento das aguas de chuvas para a manutencao das garagens,etc..) que dispensa a utilizacao de energias essenciais como a electricidade, a agua..
o desperdicio de agua desde ha 50 anos atras ate os dias de hoje tem sido excessivo.. estudos mostram que desde ha 50 anos ate hoje disperdicou-se cerca de 60% da quantidade de agua..tendo cerca de 40% de agua no total nos dias de hoje..e revelam que daki a 25 anos a peninsula iberica nao terá agua.. e preocupante.

Anónimo disse...

:) Bom o vosso blog... Só sugeria que tivesse um fundo mais escuro (não é preciso ser preto) para poderem ajudar na poupança de energia:)
Beijinho
Ana Filipa

joka disse...

traremos mais actualizacoes sempre que possivel!vao comentando! abracos